quinta-feira, 4 de abril de 2024

Contação da Poesia “A CARA ” - Jardim Integral

 No dia 18 a 20 de março de 2024 (segunda- feira a quarta-feira), a professora regente 1 Ivonete Vieira Rampi da turma do jardim integral, juntamente com a auxiliar Marcela Caroline Mengarda: realizaram a atividade com contação da poesia “A CARA ”, com o objetivo de Conhecer sua imagem corporal. Utilizar o espaço tendo seu corpo como referência. Reconhecer sua imagem corporal. Brincar com seu corpo por meio de gestos e movimentos. Registrar, por meio do desenho, o seu corpo. Perceber características e possibilidades corporais na conquista de objetivos simples. Perceber características físicas do próprio corpo e o do outro. Reconhecer diferenças e semelhanças das pessoas quanto a: cabelos, pele, olhos, altura, peso e outros. Vivenciar relações entre as quantidades explorando as ideias de acrescentar, juntar quantidades para formar uma quantidade maior em situações problemas do cotidiano. Participar da construção de gráficos básicos, partindo de informações do contexto da sala de aula. Identificar as figuras planas (triângulo, retângulo, círculo e quadrado), reconhecendo algumas características. Perceber o uso da contagem em diferentes atividades realizadas oralmente pela professora, estabelecendo noções de quantificação, realizando comparações. Conhecer o zero como representação da ausência das quantidades. Descrever objetos em situações de exploração apontando suas características, semelhanças e diferenças. Comparar organizar e classificar os objetos seguindo critérios de cor, forma, textura, dentre outros. Estabelecer correspondência um a um (exemplo: para cada criança um brinquedo/objeto). Movimentar-se no espaço, sob comando do professor, com indicações de ação: dentro de, fora de, em cima de, embaixo de, por baixo de, ao lado de, perto de, longe de, evidenciando progressiva autonomia.

Desenvolver as noções de posição: dentro/fora, embaixo/em cima, atrás/na frente/ao lado, primeiro/último, entre, de frente/de costas, aberta/fechada.

SEGUE AS IMAGENS DAS AULAS APLICADAS.

CHAMADA: RECONHECIMENTO ORAL E VISUAL DO PRÓPRIO NOME:

Técnica: Pintura com sopro

Os alunos foram divididos em grupos, os mesmos fizeram pintura com um canudo e com a tinta nas cores primárias soprando a tinta, o que proporcionou a construção dos cabelos malucos, dos mesmos.





















HORA DA HISTÓRIA: recitar a poesia a “eu sou assim a Cara Redonda”.

ATIVIDADE: DESENHO NO CADERNO DE DESENHO.

Após escutarem a poesia, e visualizarem o registro no quadro de um corpo feito pela professora, os alunos realizaram o registro de ideias (desenho) com lápis de escrever no caderno de desenho.





Atividade de desenho

Segunda etapa da atividade os alunos em outro momento desenharam a cara (rosto) de um dos bonecos, o que deve ter nela: olhos, sobrancelhas, nariz, boca, orelhas.

Em seguida realizaram o sopro com canudinho e tinta das cores primárias, soprando em uma única direção, para cima formando os cabelos dos bonecos.










BRINCADEIRA DO DENTRO E DO FORA

Os alunos dispostos em círculo e sentados segurando bambolês e dentro dos bambolês ao centro do círculo uma bola, no lado de fora ficaram 4 alunos os quais deveriam dançar músicas variadas, quando a música parasse eles deveriam entrar por dentro de um dos bambolês, onde está a bola e pegar a mesma, o primeiro que pegasse a bola deveria sentar e segurar o bambolê e o que estava segurando o bambolê, deveria dançar fora do bambolê e entrar dentro do bambolê quando a música parasse.






BRINCADEIRA COM A MÚSICA O DENTRO E DO FORA

Os bambolês foram dispostos no chão e espalhados para as crianças dançarem a música do dentro e do fora, no momento em que a música dava o comando entravam e em outro momento precisavam sair, tudo no ritmo da música.

Essa atividade tem como objetivo trabalhar com ritmo, tempo, agilidade, concentração, e dentro e fora.





PAREAMENTO DE COR, FORMATO.

Essa atividade tem como objetivo permitir que os alunos desenvolvam as noções básicas de semelhanças, diferenças e correspondência, além de desenvolver, autonomia, a concentração e a coordenação motora fina.

Em um papel kraft, e um canetão, os calçados em duas fileiras, onde os alunos deveriam identificar os pares iguais.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.