sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Atividade com Sopro e Colagem a partir da história "A Árvore das Estações que Vêm e Vão" - Jardim I e J

 No dia 01 e 02 de setembro de 2025 (terça- feira a quarta-feira), a professora regente 1 Ivonete Vieira Rampi da turma do jardim I e J, juntamente com as auxiliares, Jessica Francisca Fergutz Finato, Marcela Caroline Mengarda (Apoio) e Luana Kurtz (apoio). Trabalhamos com fatos da história narrada, características gráficas: personagens e cenários.  Interpretação e compreensão de textos.  Relação entre imagem ou tema e narrativa. Ter noção das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera) e suas principais características. Elementos da natureza: terra, água. Medidas de comprimento. Participação de situações que desenvolvam os movimentos fonoarticulatórios. Fazer uso de desenhos com a intenção de uma comunicação escrita. Rabiscar, pintar, desenhar, rasgar, cortar e modelar dando significado às suas ideias, aos pensamentos e às sensações. Melhorar gradativamente seus traços em desenhos livres e dirigidos.  

 

 CONTAMOS A HISTÓRIA 01 e 02/09: “ A ÁRVORE DAS ESTAÇÕES QUE VÊM E VÃO” (BRITTA TECKENTRUP)

Após realizamos a conversa sobre a história:

Está história nos contou sobre o que? Uma árvore

E esta árvore passa por fazes quais são essas? As estações do ano.

E Porque as árvores são importantes para nós? Falar sobre o ar que respiramos.

E a árvore da história esteve igual durante toda a contagem da mesma? Não explicar.

O que acontece com a árvore durante a história? Explicar a forma que fica em cada estação do ano.

Teve chuva, durante a história?

Apareceram animais na história e quais foram os animais que apareceram na história?

E o que estavam fazendo?

E porque ocorreram tantas mudanças com a árvore?

Quantas são as estações do ano?

E o que acontece em cada uma delas? Explorar as características de cada estação do ano.

Em qual estação do ano estamos e qual está próxima que vai chegar?

É uma estação que tem muito vento?

E esse vento é gelado ou quente?

O que vestimos, quais os alimentos que comemos nesta estação do ano e em cada estação do ano estações?

Explorar cada característica das estações do ano.

Nesta atividade exploramos vários conteúdos e objetivos tais como:

(EI02/03EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

CONTEÚDO: Fatos da história narrada. Criação e reconto de histórias. Características gráficas: personagens e cenários.  Interpretação e compreensão de textos.  Relação entre imagem ou tema e narrativa.

OBJETIVO: Reconhecer cenários de diferentes histórias. Identificar os personagens principais das histórias nomeando-os. Responder a questionamentos sobre as histórias narradas. Identificar características dos personagens das histórias, utilizando seus adereços em suas brincadeiras de faz de conta. Identificar personagens e/ou cenários e descrever suas características. Formular hipóteses e perguntas sobre fatos da história narrada, personagens e cenários. Brincar de imitar personagens das histórias ouvidas. Oralizar sobre fatos e acontecimentos da história ouvida. Ouvir e participar de narrativas compreendendo o significado de novas palavras.

(EI02/03ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

CONTEÚDO: Noções de astronomia: Sistema Solar (Sol, Terra, Lua, estrelas e outros planetas). Movimentos da Terra (dia/noite). Luz e sombra. Instrumentos para observação e experimentação.

OBJETIVO:  Ter noção das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera) e suas principais características. Observar e descrever o céu em diferentes momentos do dia. Identificar as condições climáticas relacionando ao vestuário adequado.

 

EM SEGUIDA REALIZAMOS A ATIVIDADE:

DESENHAR COM CANETINHA E PINTAR COM A TÉCNICA DO SOPRO COM CANUDOS.

Onde os alunos receberam uma folha sulfite e canetinha para desenharam a terra, raiz, caule e os galhos da árvore.

Após cada aluno recebeu metade de um canudo fino, onde puderam experienciar o efeito do sopro, com tinta guache nas cores amarela, laranja e verde. Essa técnica consiste em deixar espalhar a tinta com o canudinho na folha soprando a tinta em várias direções. O mais legal é ver o resultado final que surgem das misturas das cores. Perguntar quais cores apareceram na planta após a técnica do sopro?

Nesta atividade exploramos vários conteúdos e objetivos tais como:

 (EI02/03EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

CONTEÚDO: Sons da língua e sonoridade das palavras - Consciência fonológica.

 OBJETIVO: Participar de situações que desenvolvam os movimentos fonoarticulatórios.

(EI02/03EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

CONTEÚDO: Marcas gráficas de representação da escrita.  Marcas gráficas: desenhos, letras, números.

 OBJETIVO: Fazer uso de desenhos com a intenção de uma comunicação escrita. Rabiscar, pintar, desenhar, rasgar, cortar e modelar dando significado às suas ideias, aos pensamentos e às sensações. Melhorar gradativamente seus traços em desenhos livres e dirigidos. 


Seguem fotos da atividade aplicada:










































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.